E-familynet.com Ticker

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dentinhos à vista ^^

Da semana passada para essa Pedro tem estado muito inrritadinho, abusado, teve febre algumas vezes, acordou de madrugada desesperado (coisa que nunca aconteceu), está corizando, babando muitooo e até os olhinhos estão remelando o tempo todo... o que é isso tudo? gengiva inchada, dentinhos nascendo... para alguns bebês algo tão simples, para outros algo que trás todos esses sintomas ou mais. Não está sendo fácil passar por essa fase, queremos poder ajuda-lo, ficamos preocupadas sem saber o que fazer para acalmá-lo. Esse final de semana comprei o Nenê dent, passo o gel na gengiva dele depois das refeições e antes de dormir, foi realmente um santo remédio.. ele não acordou mais de madrugada, está dormindo melhor e durante o dia alívia muito... além desse remédio, estou dando Tylenol quando percebo que ele está com febre, redoxon por causa dos sintomas de gripe, e sorine.. só isso! rsrs... um gasto enorme, mas super necessário. Espero que essa fase passe logo, estou tão empolgada que chegou o verão e vamos poder passear mais, e ele desse jeito abusadinho não tem a mesma graça. Mas vai passar e, logo logo ele estará exibindo seus dentinhos por aí e mordendo muitooo rsrs...

****

Bebê irritado com a chegada dos dentinhos - A erupção dos primeiros dentinhos geralmente ocorre no período em que a criança já senta e aumenta seu espaço para brincar. Essa época é onde o bebê leva a mão e tudo o que pega à boca, principalmente para aliviar a coceira das gengivas. As impurezas são transportadas do ambiente para o organismo do bebê podendo ocasionar estados febris, vômitos e diarréias, sintomas sempre relacionados com o aparecimento dos primeiros dentinhos.
Para aliviar a coceira gengival, ofereça ao bebê mordedores para massagear a gengiva. O alívio será maior se antes o mordedor ficar na geladeira, o frio ajuda a confortar a região.
Aos seis meses, o período de introdução de novos alimentos também se inicia. Comece aumentar a consistência dos alimentos gradualmente. Alimentos mais consistentes também ajudarão a massagear a gengiva além de estimular e ensinar a mastigação.
A mamãe pode ainda fazer uma massagem com o dedo indicador em toda gengiva, sempre com a mão bem limpa. Se a irritação for muito forte, consulte o médico que poderá receitar analgésicos e antitérmicos.
Os dentes de leite servem como guia para o posicionamento e a fixação correta da dentição permanente além de auxiliar na mastigação e no desenvolvimento da fala. Então os cuidados devem começar mesmo antes do nascimento dos primeiros dentinhos. É preciso caprichar na higiene bucal do bebê.
Nos primeiros meses de vida, os pais devem fazer uma limpeza da gengiva, bochecha e língua com uma gaze ou fralda embebida em água filtrada pelo menos três vezes ao dia. A primeira visita ao dentista que dará orientações sobre como fazer a higienização deve ser nos primeiros meses também.
Com a erupção do primeiro dente, pode-se começar a utilizar uma escova pequena, macia e com cerdas arredondadas. O cuidado com a dentição precoce do seu bebê é sinônimo de um sorriso saudável no futuro.
Bruno Rodrigues
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/primeiros-dentinhos/

Nenhum comentário: