terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A lua e o parto!

Pedro não para de mexer um só minuto, passei a noite toda gemendo de dor e, isso nunca aconteceu com essa intensidade. Eram pontada, chutes, e várias manobras que só ele sabe fazer, parecia que a cabeça dele estava empurrando a passagem para sair... pense numa situação. E até agora está assim, tirei até fotos da minha barriga toda troncha. Estou aqui escrevendo e de vez enquando tomo um susto, dos golpes que levo... rsrs Aí minha mãe lembrou que estamos entrando na lua cheia hoje, e eu mesma já tinha falado pra ela dessa influência que existe da lua na gestação. É na lua cheia que acontece a maior incidência de partos, e o bebê costuma ficar mais agitado. Interessante neh?
Dei uma pesquisada e achei essa explicação:

Mito ou realidade? O quanto a Lua influencia no parto? Uma mudança na fase da lua pode fazer uma criança nascer?
Não existe uma só publicação científica na área da Medicina que comprove a influência da lua nos partos. Entretanto, muitos médicos admitem que há um número maior de nascimentos nos dias de virada ou durante a fase da lua cheia. Uma coincidência inexplicável e quase mística tratada com desdém pela comunidade científica por causa da falta de comprovação.
Mas algo realmente inegável acontece, “uma ligação desconhecida entre a Lua e o nascimento”, concordam os ginecologista e obstetras. Há relatos médicos que dizem que conforme a transição lunar, o número de nascimentos nos hospitais chega a triplicar, fazendo inclusive com que alguns médicos programem o seu trabalho conforme o calendário lunar.
Na tentativa de uma explicação para o fenômeno, alguns profissionais da saúde dizem que, por tradição, os ciclos menstruais da mulher são contados pelo sistema do mês lunar, com apenas 28 dias. A gestação também obedece o mesmo ciclo. Em média, são contados nove ciclos da lua — e não nove meses completos —, desde a fecundação até o momento previsto do parto.
Mesmo ainda sem comprovações sobre a influência da lua sobre o nascimento de bebês, é certo que o satélite é capaz de proporcionar mudanças em elementos da Terra. Os mais visíveis dizem respeito aos elementos fluidos, como a água das marés e os ventos atmosféricos.

Um comentário:

vanessa disse...

Que interessante isso eu não sabia.Eita que noite em amiga?Ele ficou bem agitadinho.Estou amando seu blog.Bjinhus amo vcs!